segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cerimónia comemorativa, Salão nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho


Intervenção da Líder da Bancada do CDS, Engª Ana Miranda

Ex.mas Senhoras, Ex.mos Senhores, 
Estamos aqui reunidos para comemorar o Quadragésimo Primeiro Aniversário da revolução democrática do 25 de Abril.
Todos os países e comunidades comemoram as datas mais significativas da sua história, essencialmente pelo seu contributo, salutar e fortificante, sobre o orgulho e dignidade nacional.
Se outras datas memoráveis como a da Restauração da Independência ou a Implantação da Primeira República, já pouco significado possuem, a revolução do 25 de Abril de 1974 está ainda na memória de muitos.
O 25 de Abril trouxe-nos a liberdade e com ela a democracia pluralista, o consequente aparecimento dos partidos políticos, a supressão da censura prévia à imprensa, a extinção da polícia política, liberdade, paz e esperança.
A vida em liberdade e democracia é pois um bem absoluto de que não podemos, em circunstância alguma abdicar, mas entendemos que a defesa da liberdade não pode ser um mero exercício repetitivo e de circunstância.
A liberdade é um exercício dinâmico e por isso temos a obrigação de assumir em cada momento aquilo que é melhor para o nosso presente e, principalmente, para o futuro dos nossos filhos.
Ao longo destes 41 anos em democracia, Portugal atingiu uma modernidade que, em alguns sectores, chegou a patamares de excelência dignos de comparação a nível mundial.
No entanto, por vezes, todos esses avanços ficaram ofuscados por más decisões que, apesar dos insistentes avisos, quase nos atiraram para o abismo.
Do último desses momentos estamos a sair desde meados do ano transato. A custo, é certo, conseguimos ultrapassar as adversidades de um ajustamento que muitos vaticinavam como fatal para a identidade de Portugal enquanto Nação.
No entanto, fazendo jus à herança deixada pelos nossos antepassados que deram novos mundos ao mundo, estamos a transformar as tormentas em boa-esperança.
Todos os indicadores económicos permitem agora encarar o futuro melhor do que há quatro anos e esse facto deve-se ao esforço de todos os portugueses. Saibamos pois não desbaratar esse esforço.
Minhas senhoras e Meus senhores:
Também Vieira do Minho encara agora o futuro próximo com esperança!
As notícias que dão conta das intenções de investimento no concelho, permitem-nos acreditar! Umas estarão à vista de todos a breve prazo; outras estão a ser desenvolvidas e todos os esforços estão a ser enveredados para as levar a bom porto!
Para isso, é preciso vontade de trabalhar em prol da terra, é preciso um executivo municipal que saiba receber os munícipes e os investidores e, sobretudo, é preciso uma câmara livre!
Graças à conjugação de todos estes factores, Vieira do Minho terá a curto prazo uma lufada de ar fresco.
Viva o 25 de Abril.
Viva a liberdade.
Viva Vieira do Minho.

Viva Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário